Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, Joseph Hubertus Pilates, foi o criador do Método Pilates. Por ter sido uma criançapilates 5 asmática e frágil, Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que, com 14 anos, já posava para quadros de anatomia. Na adolescência, tornou-se ginasta, esquiador, mergulhador, e artista de circo.

Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.

Toda esta vivência o levou a criar seu método revolucionário. A princípio, ele usou molas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Mais tarde, estes objetos dariam origem aos equipamentos que hoje fazem tanto sucesso.Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre dançarinos.

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 83 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido.

Hoje em dia a prática do Pilates é indicada por diversos profissionais como médicos, fisioterapeutas, geriatras e obstetras, além de educadores físicos; seja para reabilitação ou suporte para outros esportes em termos de condicionamento físico; e ou objetivos estéticos.