A importância da hidratação

Olá pessoal, o assunto hoje é hidratação! Sabemos que nosso corpo é formado por cerca de 70% água e isso já não é segredo.
Escrito por Romão Fehelberg, 13/10/2020
A importância da hidratação

Olá pessoal, o assunto hoje é hidratação!

Sabemos que nosso corpo é formado por cerca de 70% água e isso já não é segredo.

Dentre os papéis da água no nosso organismo estão: transporte dos nutrientes, regulação da temperatura, manutenção do trânsito intestinal e eliminação de diferentes produtos finais de inúmeras reações químicas que acontecem em nosso organismo, assim como, substâncias que podem estar em excesso, e por esse motivo serem prejudiciais. Todo esse processo se dá pela transpiração e urina.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sinais de um indivíduo euhidratado (nível de hidratação adequado) são: boa lubrificação das mucosas (pele que reveste nossas cavidades como boca, nariz, olhos e etc), pele hidratada, urina clara, fezes bem formadas e uniformes, sendo que o mais fácil de ser avaliado pelo próprio paciente é a coloração de sua urina. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) para calcular sua necessidade diária de água, é só multiplicar seu peso por 35ml. Exemplo: 60kg x 35ml: 2,100ml ou 2,1l. Essa recomendação pode ser diferente quando consideramos atividade física, fase da vida etc.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma pergunta que já recebi algumas vezes é: somente água hidrata? A resposta é não, qualquer líquido é composto em sua grande parte de água, inclusive alguns alimentos também possuem uma grande concentração de água em sua composição. O que precisamos considerar no caso de diferentes tipos de bebidas e alimentos são: será que essas bebidas/alimentos são interessantes no quesito saúde? Qual o impacto calórico que essas bebidas/alimentos vão ter no meu dia, por exemplo, em pessoas em processo de emagrecimento. O momento que estou consumindo essas bebidas/alimentos é o mais interessante, pensando nos produtos com características estimulantes? Essas e outras questões devem ser consideradas quando pensamos em bebidas/alimentos que favoreçam o estado de euhidratação.

Falando de hidratação no esporte, existem recomendações específicas durante e após a prática esportiva, com o intuito de manter e repor a quantidade de líquido perdida, já que uma perda de peso de mais de 2% do peso corporal, já tem consequências negativas durante o exercício, e acima de 5% já é considerado uma desidratação severa com consequências graves (vídeo icônico da chegada da atleta). Outra questão muito comum em pessoas em busca do emagrecimento, é praticar atividades físicas com vestimentas exageradas, por exemplo blusas, calças etc. achando que isso vai favorecer emagrecimento. Emagrecimento é perder gordura, e fazendo isso a pessoa só está perdendo água, entrando em um possível quadro de desidratação, que vai impedi-la de praticar aquela atividade física na maior intensidade possível, diminuindo o gasto calórico da mesma, e isso sim vai atrapalhar o processo de emagrecimento. Assim como achar que após uma atividade física, o fato de estar extrema mento suado significa um alto gasto calórico, o que é mentira. Lembre-se, O ATO DE SUAR OU O SUOR, É APENAS UMA FORMA DO NOSSO CORPO REGULAR SUA TEMPERATURA INTERNA, POIS O AUMENTO FORA DOS NÍVEIS ACEITÁVEIS TEM CONSEQUÊNCIAS GRAVES!

 

Luis Gustavo Domingues – CRN-3 57945

Bacharel em Nutrição e Pós Graduado em Nutrição Esportiva


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